- Área: 9500 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Jussi Tiainen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício localiza-se em Limeil-Brevannes, próximo de Paris. Consiste em três pré-escolas e duas escolas de ensino fundamental. O método de comissão utilizado foi o sistema chamado "concepção-construção", onde as equipes do concursos proporiam todo o projeto e construção a um preço fixo. Ao lado das escolas, um edifício de 46 apartamentos de habitação social foi incluído no programa do concurso, cujo prazo foi de um mês. A decisão do vencedor foi feita em abril de 2011 e a inauguração do projeto realizou-se após 18 meses.
O prefeito da cidade é politicamente de esquerda e comprometido com as questões sustentáveis. Ele queria que as escolas fossem de madeira, o que era o principal critério, juntamente com as decisões das questões urbanas.
Como arquitetos, vimos duas questões no trabalho:
1. O novo edifício teria significado fundamental na redefinição do futuro espaço urbano do centro da cidade. A prefeitura está de frente para o prédio ao norte e ao lado ficará a "mediateca". O lado sul será conectado a um quadrado formado por novos edifícios de apartamentos. A diferença em latitude de norte a sul é de 4 metros. Pelo lado oeste, o terreno vizinho é uma residência particular. Atualmente a área está dispersa e queríamos alcançar precisamente a consolidação de espaços urbanos. A área possuía uma planificação urbana, mas a nossa proposta era muito diferente dele.
2. Como edificação escolar, é uma das maiores da França, com cerca de 1000 alunos. Queríamos criar para cada escola a sua própria identidade e comunidade no quadro amplo e geral. Cada escola é agrupada em torno de seu próprio pátio. Elas seguem a estrutura da sala de aula tradicional. Possuem um restaurante comum e biblioteca, mas a vontade era que cada escola fosse o seu próprio império. Nosso objetivo era conectar os espaços interiores e exteriores perfeitamente. Devido ao sistema construtivo, o princípio de planejamento foi a racionalização.